Visita à Fábrica’Douro

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, as turmas B e D do 6º ano de escolaridade realizaram uma visita guiada à Fábrica’Douro, em Vilarouco, São João da Pesqueira. Integrada na disciplina de Ciências Naturais, em que foram trabalhados os conteúdos ”Importância das plantas na sociedade atual” e “Evolução dos instrumentos utilizados nas azenhas no antigamente e na atualidade”,  a atividade foi organizada e dinamizada pelos docentes Cristina Sousa e Filipe Gomes, tendo decorrido no dia 29 de junho com  alunos e docentes entusiasmados e curiosos por conhecer de perto o funcionamento de uma azenha. Agradecemos a simpatia com que fomos recebidos, o conhecimento transmitido passo a passo e, por fim, a prova de azeite com que fomos presenteados, azeite de elevada qualidade, com vários prémios recebidos.

Vídeo da exposição AFC do 2.º Ciclo "cenas" do videoclip "Vai Ficar Tudo Bem".

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, com o tema “Douro de hoje numa projeção do futuro” e subtema “Uma viagem pela herança judaico-cristã no concelho de São João da Pesqueira”, os alunos, aplicando os conhecimentos resultantes das aprendizagens adquiridas nas várias disciplinas, exploraram os pontos de interesse que se encontram pelas ruas históricas deste concelho. Trabalhando em equipa e em competição com as demais, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, os alunos desenvolveram um site para associar toda esta informação e assim dar a conhecer o que de mais bonito se encontra na região pesqueirense. A professora da disciplina agradece o esforço e empenho de todos os alunos, dando um agradecimento especial às alunas do 8º B, Alexandra Piedade, Letícia Camilo e Soraia Macedo pelo trabalho vencedor.

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, com o tema “Douro de hoje numa projeção do futuro” e subtema “À descoberta de São João da Pesqueira”, os alunos do 9º ano, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolveram uma aplicação para Android, com a finalidade de funcionar como roteiro turístico da região, dando a conhecer aos utilizadores algumas particularidades de todas as freguesias do concelho, o que visitar nesta linda região vinhateira: monumentos, miradouros, quintas, para além de informação sobre os sítios onde se pode dormir e comer. A docente da disciplina agradece o empenho a todos os seus discentes pelos trabalhos apresentados, dando especial destaque à aplicação elaborado pelas alunas do 9º B, Francisca Salta e Lara Fonseca, as quais se dedicaram com muitas horas de trabalho, resultando num trabalho de grande qualidade. Não esquecendo os alunos do 9ºA Gabriel Ferreira, José Cecílio e Paulo Martins pela ajuda que lhes deram relativamente às coordenadas geográficas.

A aplicação encontra-se aqui disponível para quem quiser instalar no seu Android --> SJPesqueira.apk

No decorrer dos meses de maio e junho, os alunos do ensino secundário do Agrupamento tiveram oportunidade de assistir via zoom, a sessões abertas promovidas por algumas universidades portuguesas, nomeadamente, UTAD, Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Durante estas sessões, os alunos puderam conhecer alguns dos cursos promovidos pelas referidas instituições de ensino superior, bem como interagir com docentes e investigadores, de modo a conhecer melhor o seu trabalho, o que contribuiu para o desenvolvimento da literacia científica dos discentes.