(Clicar na imagem)

Perceber para ajudar

Os jovens do Clube de Proteção Civil dão os primeiros passos para perceberem um pouco da engrenagem que se encontra, aquando da realização de uma operação de desencarceramento. Utilizaram parte do equipamento que apetrecha o VSAT.

Iniciativa promovida pela ANPEC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil à qual aderiu o Clube de Proteção Civil, mobilizando todo o Agrupamento a responder ao toque de emergência que ocorreu às 11h09m. Alunos e professores foram convidados a executar os 3 gestos que podem salvar: Baixar, Proteger e Aguardar. O Concelho de São João da Pesqueira, apesar de não se encontrar numa zona de alto risco, apresenta imensas falhas tectónicas de pouca relevância, mas encontra-se entre 2 falhas ativas, designadamente a Falha da Vilariça e a Falha de Verin – Chaves, Vila Real – Régua – (…)

Foi mais uma atividade que se realizou com imenso sucesso.

Inserido no exercício organizado anualmente pela Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil, realizou-se no Agrupamento de Escolas de S. João da Pesqueira, uma atividade alusiva ao tema.
Após enquadramento do assunto pela Coordenadora da Proteção Civil do Agrupamento, Professora Cristina Ramos, seguiu-se uma comunicação do Presidente da Proteção Civil de Viseu, Miguel Ângelo, na qual o orador partilhou conhecimentos e sensibilizou os alunos para o assunto, procurando ainda esclarecer dúvidas e questões que estes lhe colocaram. A atividade contou com a colaboração do colega, Professor Jorge Rocha. Esteve também presente a Diretora do Agrupamento, Dra. Agostinha Veiga.
Esta atividade visava fundamentalmente a partilha de conhecimentos e informações sobre o assunto, bem como e principalmente, a sensibilização dos presentes para a adoção de comportamentos defensivos em caso de catástrofe.
Baixar, proteger e aguardar, são os três passos a adotar em caso de catástrofe, que foram exercitados pelos alunos na parte final, tendo-se atingido com a realização desta atividade, os objetivos de sensibilização pretendidos.